Atrair, formar e manter jovens talentos


O que eu tenho que fazer para ter jovens talentosos na minha empresa?


Essa foi a pergunta que um cliente nosso me fez durante uma conversa para a implantação de um programa de trainee em sua empresa.


Respondi com outra pergunta: O quanto você está disposto a renovar sua cultura organizacional para que isso aconteça?


Esse foi um caso bem específico de uma empresa que desejava renovar sua força de trabalho, mas possuía uma cultura organizacional convencional, tradicional e rígida. Ou seja, regime de trabalho com carga horária fixa, salário mais benefícios, local de trabalho fixo, muita chance de crescimento profissional, mas pouca atuação no desenvolvimento interno para que essas pessoas ocupassem os cargos que estavam sendo abertos.


Essa acaba sendo a realidade de grande parte dos empresários que nos procuram tanto para a Implantação do Programa de Trainee, como para outros de nossos produtos que tenha um impacto direto com a Cultura Organizacional.


A primeira parte da resposta da pergunta do nosso cliente é: selecionar jovens alinhados com a cultura e os valores organizacionais. Isso é o que vai conectar, vincular a pessoa com a empresa.


Outro ponto muito importante é ter a pessoa certa no lugar certo. Após um criterioso processo de seleção é essencial, desenvolver estes jovens num processo de aculturamento e formação estruturados.


Saber em que ponto a empresa estar e aonde ela quer chegar é o ponto de partida de todo o nosso trabalho.


Nesse caso optamos pelo processo de formação via o programa de trainee onde o jovem alinhe os conhecimentos adquiridos no mundo acadêmico com as práticas do dia a dia da empresa, onde o jovem profissional aprenda a fazer para fazer sabendo, alinhando teoria e prática.


Ao circular por varias áreas da empresa no processo de aprendizagem o jovem passa a ter uma visão ampla do negócio e da interface entre as diversas áreas, além de construir uma ampla rede de relacionamento interno.


Outro ganho do programa é que o convívio do jovem com profissionais experientes gera um rico processo de aprendizagem e transformações em ambos.


Também é importante desenvolver o jovem nos aspectos de liderança para que ele possa galgar os postos na estrutura da empresa.


As principais mudanças culturais sugeridas para que o programa de aprendizagem fosse eficaz nessa empresa foram:

  1. Ter líderes que dediquem tempo, presença, experiência e principalmente exemplo para formação do jovem talento.

  2. Ter um roteiro de passagem que indique as áreas importantes que o jovem deve passar de acordo com sua formação.

  3. Ter um programa de aprendizagem definido para cada área de passagem com profissionais experientes para orientação e troca de conhecimentos.

  4. Ter um tempo definido para o programa de formação, geralmente varia entre 12 e 18 meses.

  5. Implantar o programa de remuneração variável com base no desempenho.

  6. Flexibilizar jornada de trabalho e possibilidade de home office para cargos compatíveis.


Foi um trabalho conjunto enriquecedor que trouxe excelentes resultados e aprendizados tanto para nós do Instituto Planos quanto para nosso cliente. Espero que seja útil para você também.


Qualquer dúvida ou maiores informações fale comigo!


28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo