• Elaine Oliveira

Quem você pensa que é?

A depender de como estão as suas emoções nesse momento, essa pergunta pode exercer várias interpretações.




Como recebe essa pergunta: Uma afronta? Um confronto? Um alerta? Recebe com alegria, com tristeza, indiferença?


O que quero trazer à reflexão é que conduzimos nossas vidas a partir de quem pensamos que somos. E essa percepção vai influenciar nas nossas escolhas, e consequentemente, construindo o nosso futuro e impactando no futuro das pessoas que estão ao nosso redor ou sob nossa responsabilidade.


O que acontece é que muitas vezes vamos apenas vivendo cada dia sem refletir e nos aprofundarmos sobre quem realmente somos.

Ter essa resposta muda tudo.


Ter essa resposta canaliza toda nossa energia naquilo que realmente tem valor para nós e para aqueles pelo qual a nossa vida pode trazer transformação. Ter essa resposta vai fazer com que tenhamos uma vida com significado, pois vidas são transformadas pela ação da minha vida na vida dessas pessoas.


Ter essa resposta muda tudo. Mas, onde está essa resposta?


Penso que somos como peças de lego, chegamos aqui incompletos e precisamos encontrar as outras peças que vão se encaixar e revelar quem realmente somos. Para isso, precisamos estar atentos com essas peças, pois peças mal encaixadas, erradas ou falsificadas vão corromper e comprometer o resultado final. E ainda acharmos que está tudo certo e que a vida é assim mesmo.


Você pode ter nascido para ser um pequeno barco, com uma nobre missão de transportar vidas de um ponto para outro, mas a distorção da sua identidade, as associações que fez durante a sua vida, que trouxeram as peças lego que te tornaram um potente tanque de guerra. Que, por mais que seja algo poderoso, imponente não consegue cumprir sua nobre missão de transportar vidas de um ponto para o outro.


Isso pode te tornar incompleto, insatisfeito e com a sensação de vazio, mesmo que os outros te olhem e te achem o máximo. E quando se olha no espelho é apenas você e sua verdade. Ou sua mentira.


Ser um pequeno barquinho cumprindo sua missão muda tudo.


O mesmo acontece com as empresas. Antes de iniciarmos o processo do planejamento estratégico, onde essa empresa vai construir seu futuro, antes de tudo, dedicamos o tempo que for preciso para revelar, clarificar, trazer à luz a sua identidade empresarial. Isso muda tudo.


Saber para que essa empresa existe, qual a sua missão, onde ela quer chegar, qual sua visão de futuro e o que tem valor para ela vai direcionar a atitude das pessoas, potencializar seus resultados e atrair as peças de lego (colaboradores) que vão construir juntos o futuro tão sonhado pelos seus fundadores.


Quem você pensa que é, assim será.

196 visualizações

Posts recentes

Ver tudo